Curso de Bombeiros Mirins forma 27 novos membros

O Corpo de Bombeiros de Piraju realizou na noite desta segunda-feira (1) a formatura da turma de Bombeiros Mirins composta de 27 jovens com idade entre 7 a 14 anos de idade. Na cerimonia, realizada um dia antes do Dia do Bombeiro, foram homenageados o Soldado André Fabrício Romero com a Láurea Militar de 5º grau de Mérito Pessoal por ajudar, por telefone, um bebê recém-nascido que estava com as vias respiratórias obstruídas. Também foram homenageados os Amigos dos Bombeiros os jornalistas Diego dos Reis e Cristiano Amorim (representado por seu pai Viana Amorim), Michelle Valadão, Regiane de Oliveira Fernandes e Osmar Dearo Castilho. Os três bombeiros mirins melhores classificados da 23 turma receberam o devido destaque. Em 3º lugar ficou Lara Maria Ortiz de Castro, 2º Murilo Alves e 1º João Vitor Oliveira Bergamini. O ano passado, o homenageado foi o prefeito José Maria Costa. Por estar em viagem a São Paulo, o prefeito foi representado pelo diretor Administrativo Paulo Sara. Formaram a mesa de autoridades Elza Scotti e Ivana Arantes da APAE, Fabiano Amorim vice-prefeito, o presidente da Câmara José Caros Brandini e o vereador Valberto Zanata e o Capitão do Corpo de Bombeiros. A participação no curso Bombeiro Mirim é voluntária e com autorização dos pais. Para participar do curso, os jovens precisam estar frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio. O curso aborda temas como: noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, evitando e/ou minimizando o índice de acidentes; o meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; os principais aspectos de higiene e de prevenção de doenças; entre outros. As instruções tem como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade. O curso é ministrado durante o ano letivo com atividades planejadas para um encontro semanal, podendo ser realizadas aos sábados ou durante a semana, em horário inverso ao das atividades escolares. O objetivo do curso é promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos mesmos para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto ao Corpo de Bombeiros. Resultando ainda na melhora da auto-estima e da autoconfiança, criando uma expectativa de futuro melhor, principalmente nas crianças que vivem em situação socialmente vulnerável.

Publicado em: 02/07/2019