Piraju e Fartura se unem para enfrentar falta de médicos

O prefeito de Piraju José Maria Costa e o prefeito de Fartura Hamilton Cesar Bortotti (Tinho Bortotti) se reuniram na manhã desta quarta-feira (10) para enfrentar um problema em comum aos dois municípios que é a falta de médico. A reunião foi agendada pelo vereador José Carlos Brandini que tem atuado de forma decisiva na saúde com as realizações de cirurgias eletivas através do médico Sinval Malheiros. José Maria e Tinho Bortotti, juntamente com seus diretores de saúde e administradores dos hospitais dos dois municípios, conversaram sobre a possibilidade de atrair médicos para atuar nos PSFs e no Pronto Socorro de Piraju e Fartura. De acordo com Tinho Bortotti, uma das saídas é a união dos municípios para oferecer uma demanda maior o que aumenta a possiblidade de ganho dos profissionais, o que contribui para vinda desses profissionais para o interior. A contratação de médicos por um período alternativo, permitido pelo Ministério do Trabalho, também foi discutido. Ao final da reunião, o prefeito José Maria Costa conversou por telefone com um médico que, junto com sua esposa, que também é médica, estaria disposto em vir para a região para trabalhar nos dois municípios. O médico marcou uma visita a Piraju na segunda-feira (22) para conhecer Piraju e o prefeito José Maria Costa. Além do contato com esse médico, os prefeitos José Maria Costa e Tinho Bortotti continuam mantendo contato com outros médicos para atender a população nos PSFs e enfrentado a falta de médico, situação que afeta a todos os municípios da região. A Prefeitura de Piraju continua empenhando esforços para resolver várias situações que há anos afetam a população de Piraju.

Publicado em: 11/07/2019