Prefeitura de Piraju inaugura Creche Escola

O secretário estadual de Educação, João Cury Neto, participou na tarde desta quinta-feira, 4, às 15h30, da inauguração da Creche-Escola EMEI- Maria Aparecida Barros Maluly na Rua Professor Camilo Golfieri, nº 141 no conjunto habitacional Dr. José Maria Arbex (Teto 2). A Obra teve inicio em 2015 e terminou na administração José Maria Costa em julho de 2018, um investimento de R$ 1.419.566,48. A unidade possui 651,78 metros quadrados de área construída, com 7 salas e 2 berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço, área total do terreno 1.939,83 metros quadrados. O funcionamento da escola está previsto para 2019 com capacidade de 130 alunos na faixa etária de 0 a 5 anos. De acordo com a diretora municipal de educação, Sirlene Garrote, a escola também vai atender os nos conjuntos habitacionais como Osvaldo Dearo Castilho.
Na solenidade o secretário de estado da educação João Cury Neto assinou um investimento de R$ 46.026,01 para reforma da Escola Estadual Joaquim Guilherme Moreira Porto, sendo substituição de portas e fechaduras danificadas, instalações hidráulicas e elétricas, piso interno, vidros e pintura. Durante discurso, o secretário Joao Cury Neto falou que o prefeito José Maria Costa tem sido um grande parceiro do estado e corre atrás, conquistando benefícios, entre os pedidos do chefe do executivo o governo vai destinar recursos para reforma da Cozinha Piloto, R$ 2,5 milhões para Escola Infantil na Codespaulo. João destacou que Piraju é referência em Educação devido as suas notas na rede municipal e estadual como Escola Coronel Nhonhô Braga. Também comentou da importância sobre o investimento na primeira infância e comunicou que o Governo de São Paulo está liberando para os grêmios estudantis das escolas públicas do Estado de São Paulo R$ 5 mil por ano.

Presente no evento os prefeitos José Maria (Piraju), Pedro (Tejupá), Odilon (B. Campos) e Paulinho (Timburi), vereadores de Piraju e os familiares da homenageada.
A solenidade contou com uma apresentação “Sitio do Pica-Pau Amarelo” dos alunos do Projeto Conexão 2.

Sobre a Patronesse
Maria Aparecida Barros Maluly (Cidinha), nasceu em Timburi, em 9 de dezembro de 1941. Seu pai era agricultor e sua mãe, costureira. Cursou a escola normal em Santa Cruz do Rio Pardo e começou a lecionar aos 19 anos. Trabalhou como professora de ensino fundamental nos anos 60. Fez pedagogia na primeira turma da FAFIP ( Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju), em 1974. Foi diretora da Escola Estadual Padre Bento Queiroz, em Timburi e foi Secretária Municipal de Educação de Piraju, entre 1989 e 1993, implantando os cursos técnicos de marcenaria, eletricidade e contabilidade, entre outros. Faleceu em 13 de agosto de 2013. Casou-se com Jorge Simão Maluly, em 19 de fevereiro de 1967, filhos Christiane Julieta, Luciano Victor e Hellen.

Publicado em: 05/10/2018