Segunda

Prefeitura instala de enfeites feitos pelo Ilumina Piraju

Os servidores da Prefeitura iniciaram na terça-feira (19) a instalação dos enfeites natalinos confeccionados pelo Programa Ilumina Piraju, ação ambiental e educativa que utiliza material reciclável na elaboração de todo o produto final. A decoração natalina será instalada em todos os 38 arcos da cidade, inclusive nos arcos na Avenida Dr. Simão, na Vila Tibiriçá, Praça Ataliba Leonel, Praça Benedito Silveira Camargo (Brasilinha), Centro de Convenções e Estação FEPASA, gabinete e na Casinha do Papai Noel, que fica no Departamento de Turismo. De acordo com Júlio de Oliveira, tudo será ligado no dia 7 de dezembro. “Estamos fazendo toda a instalação da decoração que receberá a energia elétrica no dia 2 de dezembro. Os enfeites estão iluminados e prontos para o dia 7 quando tudo será ligado esperando a chegada do Papai Noel, programada pela Associação Comercial de Piraju”, disse Júlio de Oliveira. Para a fabricação dos enfeites, o Ilumina Piraju utiliza mão de obra da Prefeitura, de voluntários e alunos que visitam a oficina que funciona no Parque da FECAPI para conhecer uma das formas racionais de dar fim ambientalmente correto a alguns materiais recicláveis.
Passaram pela oficina alunas da Ginástica Rítmica de Piraju com as professoras Mariana, Juliane, alunos da Escolinha Municipal de Futebol com o Gustavo Martins e os alunos de canoagem da professora Milene Wolf, alunos da Rede Municipal de Ensino e educandos de projetos sociais de Piraju. O Programa Ilumina Piraju teve início no primeiro ano da administração gestão do prefeito José Maria Costa numa iniciativa do Departamento de Cultura comandado, à época, comandado pelo professor Alberto Rodrigues com apoio do Departamento de Turismo. Depois de algum tempo, o Ilumina Piraju passou para o Turismo com coordenação de Júlio Rodrigues, assessor técnico do Turismo. A partir daí, houve aumento das oficinas para confeccionar os enfeites com materiais recicláveis e o volume e variedade de enfeites confeccionados triplicou. O material principal utilizado são garrafas pet que foram doados e trazidos pela própria população. Segundo informou Júlio, além das árvores e guirlandas produzidas pelo Projeto Ilumina Piraju desde o seu início em 2017, também estão sendo criados novos modelos, como bolas de natal e outros adereços natalinos, todos em material reciclável. Na oficina são também restaurados, recuperados e aprimorados os itens utilizados na decoração do ano anterior. Para o prefeito José Maria Costa, o projeto é de grande importância, porque atinge diretamente a área ambiental, através da coleta e destinação adequada de materiais recicláveis, tais como garrafas pet, mas principalmente, a área da educação municipal, conscientização dos alunos e familiares na prática da separação do lixo e sua correta destinação.

Publicado em: 27/11/2019