Quarta

Reunião trata da implantação de usina de carbonização de lixo na Estância

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 5, na Câmara de Piraju uma reunião entre o professor de artes da Escola Municipal Gilberto Bonafé (Tibiriçá) Alberto Rodrigues, a diretora Rosana Godoi, a aluna Ana Carolina Dias Ferraz do 5º ano, os vereadores José Carlos Brandini, José Carlos Nunes, Leonardo Tonon e o presidente da AMVAPA prefeito Isnar Freschi Soares, para apresentação do projeto “Códigos da Cidade” para implantação de uma usina de carbonização de lixo em Piraju. O encontro teve o objetivo de sugerir a implantação da usina de carbonização de lixo devido ao fato de que esse modelo de destinação final de lixo já está sendo adotado por vários municípios brasileiros, principalmente os que já estão com a capacidade de seus aterros esgotados como é o caso de Piraju. O custo para implantação de uma usina de carbonização varia de R$ 6 milhões a 200 milhões, dependendo da capacidade de processamento de lixo. O modelo sugerido a ser implantado em Piraju, com capacidade de processamento de 120 toneladas de lixo por dia tem o valor de R$ 6 milhões. Para que o projeto seja implantado é necessário que a adesão de vários municípios da região, daí o envolvimento da AMVAPA que congrega 18 municípios.

Publicado em: 06/02/2019