buscar no site de Piraju

Endereço Prefeitura: Praça Ataliba Leonel, 173 - Centro - Cep 18800-020 - Piraju/SP

Quinta
Céu nublado

Min. 20
Máx. 30

Sexta
Céu nublado

Min. 19
Máx. 31

Sábado
Períodos nublados

Min. 19
Máx. 31

NOTÍCIA

Turismo em Piraju cresce nos últimos 4 anos

Turismo em Piraju cresce nos últimos 4 anos

18 anos de Estância

Mesmo com muitos planos a serem debatidos, Piraju comemora o aumento dos investimentos públicos e privados no turismo local, no aniversário de seus 18 anos de Estância Turística.

Nos últimos anos, muitas cidades investiram no desenvolvimento do turismo como uma oportunidade para sustentar o emprego e o crescimento econômico da comunidade. O aumento do fluxo de visitantes – turistas, parentes, vendedores etc. – afeta a economia local e a vida dos moradores de várias formas.

Em Piraju, durante a gestão do prefeito José Maria Costa, o saldo da evolução do turismo é altamente positivo, comprovado por números.

 

Investimentos públicos

O ComTur (Conselho Municipal de Turismo) tornou-se mais proativo, mostrando sensibilidade com aspectos culturais, ecopaisagísticos e históricos que foram importantes para decisões sobre os investimentos dos recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

Com esta visão, foram discutidos, aprovados e investidos recursos na revitalização da Praça Bendito Silveira Camargo (Brasilinha), revitalização da Praça Joaquim Antônio de Arruda (incluindo o Parque Infantil), revitalização da Praça Ataliba Leonel, revitalização da orla esquerda do Rio Paranapanema, substituição de 800 pontos de iluminação de Led, além do atual projeto da trilha das Corredeiras (Parque Fecapi).

Por outro lado, a Prefeitura Municipal viabilizou recursos junto ao Ministério do Turismo para o Parque das Águas, permitindo a criação de uma estrutura turística para visitantes e comunidade local de acesso ao rio Paranapanema. A obra está sendo finalizada na Praça Humberto Polenghi, que se localiza no final da rua Quinze de Novembro, às margens do rio.

Com recursos próprios, apoios de empresas e verbas de deputados a Prefeituran conseguiu instalar e reparar outros parques e academias ao ar livre pela cidade, levando lazer e esporte de qualidade a crianças e adultos, visitantes e moradores.

A sinalização da cidade, sempre bem cuidada, é também um dos pontos fortes na avaliação de todo visitante, já que é fundamental para sua segurança e deslocamentos durante a estadia.

Apesar da forte pressão orçamentária de alguns setores, como a Saúde, a administração utilizou sua equipe de obras e propiciou vários reparos e readequações em obras passadas como, por exemplo, a melhoria do tráfego de veículos, com a retirada dos bolsões nas esquinas das ruas do centro; a remoção de estrutura de quiosques na Brasilinha e finalização da obra; a arborização da cidade por meio do projeto Manacá; a melhoria da sinalização de pedestres com faixas apropriadas.

Investimentos privados

Seguindo a linha do governo municipal, a equipe do Departamento Municipal de Turismo articulou-se de forma a manter a cidade em evidência em alguns importantes segmentos turísticos, como observadores de pássaros, amantes de esportes de aventura e religiosos.

Como ocorre em todos as principais cidades turísticas do mundo, as ações e investimentos da iniciativa privada também foram fundamentais para o progresso turístico local, evidenciado em dados dos últimos 4 anos, fazendo crescer o número de empresas e de empregos, além de aumentar o bem-estar dos pirajuenses.

Em 2017, as empresas de aventura existentes em Piraju eram o PiraRafting (receptivo para descida de rio), o PiraBar Pedalinhos e Lancha, a Tribo do Sup (aluguel de caiaques e stand-up), a JK Adventure (passeio de barco e aluguel de pranchas de stand-up), a PirAves (grupo de observadores de aves).

Desde então, surgiram a Eko PiraRafting, o Piraju Rapel, o PiraJump Rapel, a Tirolesa das Corredeiras, a Flora EcoTur (agência de turismo receptivo) e o Piraroad (aventura em passeios de jipe). Vale destacar a iniciativa da comunidade na criação de um atrativo turístico religioso: o Caminho das Águas, um circuito de caminhada de reflexão e fé.

Covid e o futuro do turismo

A curto e médio prazo, os especialistas são unânimes em afirmar que o turista inevitavelmente mudará seus hábitos, valorizando viagens e estadias para locais próximos à sua residência, naquelas comunidades que priorizam ações preventivas de higiene e limpeza, mas que também garantam ao visitante uma experiência única. Se Piraju – leia-se comunidade e iniciativa privada – aproveitarem essa oportunidade que está se abrindo, podemos ser um referencial turístico, sinteticamente, por nossos costumes locais, nossa estrutura turística, patrimônio cultural, nossas características históricas, rotas de aventura, os parques, a água limpa, acessibilidade, hospitalidade e segurança e muito outros atrativos que nós já temos.

 

Turismo e a comunidade

Em nenhum lugar do mundo o turismo é feito somente pelo poder público. A comunidade é a única articuladora de movimento progressivo no turismo.

Piraju já trilhou um bom caminho até aqui, completando 18 anos como Estância Turística. Ao turista que busca por experiências autênticas, temos pontos a melhorar, mas temos muito a oferecer: cenas bonitas e intrigantes da Natureza; opções divertidas para fazer ao ar livre; estrutura e locais para conhecer a Natureza, a história e a cultura local; chances de ver e interagir com arte e artistas locais; aventuras para curtir e eventos para comemorar a história local, cultura, seus alimentos, sua música e suas celebridades; atrações construídas, como monumentos, parques de diversões ou temáticos; empresas locais de diversão ou aventura; lojas de varejo onde os visitantes podem comprar com um bom atendimento...

Por isso, quando um visitante perguntar "o que Piraju tem para visitar?", as respostas a essa pergunta podem causar ou deixar uma impressão de você próprio e de sua comunidade na memoria do turista. É essa imagem pode proporcionar aos visitantes uma experiência emocional, pelo menos, positiva, mas que, se possível, seja única e extraordinária, da qual eles se lembrarão e divulgarão por muito tempo.

 


Publicado em: 09/07/2020