Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicação: 29/12/1969 « Voltar Índice completo de notícias
 

    

    ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU/SP

DEPARTAMENTO DE ESPORTES E LAZER

 

 

 

NOSSO MUNICÍPÍO - Estância Turistíca de Piraju  
   
   
População estimada 2014............................................ 29.599 .........................
População 2010............................................................. 28.475
Área da unidade territorial (km²)................................. 504,500
Densidade demográfica (hab/km²).............................. 56,44
Código do Município..................................................... 3538808
Gentílico......................................................................... Pirajuense
População urbana......................................................... 25.064
População rural............................................................. 2.871
Homens.......................................................................... 13.826
Mulheres........................................................................ 14.826
IDHM............................................................................... 0,758
Unid. Escolares Públicas............................................. 06
Unid. Escolares Municipais......................................... 20
Unid. Escolares Particulares....................................... 03
Unid. Escolares Técnicas Estaduais.......................... 01
Unid. Escolares Ensino Superior............................... 02
   


    
                         Nosso Município está localizado no interior do Estado de São Paulo, possuindo aproximadamente 29.398 habitantes (Estimativa IBGE/2013), um IDH de 0,791 e PIB de 280 milhões, apresentando um rico patrimônio histórico-cultural e uma natureza privilegiada com florestas preservadas, rios e riachos não poluídos. Economicamente o Município ainda mantém índices indesejáveis em virtude da forte dependência da agricultura familiar, especialmente a cafeeira, juntamente com a oleicultura, fruticultura, soja, milho, agroindústria e da tecnificação dos cafés finos.  Atualmente é um dos 29 Municípios Paulistas que recebem o titulo de Estância Turística, e empenha-se na busca de investimentos públicos e privados como alternativa e modelo para geração de novos empregos e aumento da renda interna.

             
 O DEPARTAMENTO DE ESPORTES E LAZER
 
 O Departamento de Esportes e Lazer administra e incentiva o lazer e o esporte como uma das formas de promoção social disponibilizando seus próprios esportivos nas ações de democratização que sejam inclusivas e socioeducativas. Em consequência do trabalho e desenvolvimento das Escolas Municipais Esportivas o Município há anos apresenta destaques esportivos desde a modalidade futebol, basquetebol, futsal, atletismo, malha/bocha, ginástica rítmica bem como os destaques das modalidades de esportes náuticos (canoagem slalom e canoagem velocidade).
     
  A ESTRUTURA DO DEPARTAMENTO DE ESPORTES E LAZER
         
   A Estrutura da Prefeitura da Estância Turística de Piraju conta com aproximadamente 1.100 (Mil e cem) funcionários. Sendo que o Departamento de Esportes e Lazer é responsável pelo atendimento com a prática de atividades física, desenvolvimento de Eventos sócioesportivos abrangendo a todo município, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Tem como infraestrutura esportiva - Depto. de Esportes e Lazer é composta por 02 (dois) Ginásios de Esportes, 04 (Quatro) Campos de Futebol, 01 Pista de Atletismo, 02 (duas) Piscinas Semi-Olímpicas, 02 (dois) Centros Poliesportivos, 03 (três) Quadras Municipais descobertas, Campinhos de Areia, 02 (Dois) Centros de Lazer com salão social. No quadro Docente contamos com 10 Professores (Profissionais de Educação Física), 05 Monitores da Escolinha de Esportes Náuticos, 02 Monitores Esportivos (Áreas Esportivas).
  Nossos objetivos além de um maior desenvolvimento na massificação esportiva sem centralização, é também no trabalho cultural e na socialização à totalidade e abrangência populacional de crianças, jovens, adultos e idosos de todos os bairros do nosso município. São atendidos diversos Projetos sociais em parceria com outros Departamentos de nossa Administração bem como os Convênios com o Ministério do Esporte e Governo Estadual. Em relação às atividades de competição durante todo o ano participamos de inúmeros Eventos de grande projeção como os Joguinhos Abertos da Juventude, Jogos Regionais dos Idosos, Jogos Regionais, Jogos Abertos, Campeonato Estadual de Futebol, Campeonatos e Torneios Intermunicipais e Regionais, Festivais Esportivos entre outros eventos que vem sobremaneira aprimorar o desenvolvimento das Escolinhas Esportivas, para iniciação, e aperfeiçoamento das atividades para melhoria de condições da especificidade de cada modalidade detectando novos talentos e despontando para o desempenho esportivo.
O Município da Estância Turística de Piraju destaca-se internacionalmente nos esportes náuticos, com a Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade, sendo o cartão de visitas representativo que conquista cada vez mais espaço no movimento olímpico. Nossa Estância é apresentada a vocês certamente com um olhar um olhar olímpico náutico brasileiro de 2016. E claro, com excelência nas conquistas inéditas dos meninos (Pepê, Anderson e Charlinhos) nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, o trabalho desenvolvido em Piraju é um exemplo para que o legado do evento no Brasil que deseja marque o futuro. Nossa Escola de Esportes Náuticos conta com aproximadamente 120 pessoas (crianças, jovens, adultos e atletas) nas práticas esportivas náuticas (Canoagem Slalom/Canoagem Velocidade/Projetos Sociais e Interativos) que contribui sobremaneira para formação integral do indivíduo, seja no esporte ou na sociedade. A prioridade em parceria com Projetos Municipais e Associações (APEN- Associação de Esportes Náuticos) é a inserção social de crianças e jovens, utilizando a canoagem (slalom / velocidade) como instrumento de desenvolvimento esportivo, ambiental, intelectual dos atletas. Somado a inúmeras conquistas, temos o surgimento de dezenas de atletas no cenário nacional e internacional, buscando sempre atingir o nível de excelência nestes eventos, oportunizando os ideais olímpicos e aspirando sempre a excelência do esporte em suas vidas.
Também devemos ressaltar o crescimento da modalidade Ginástica Rítmica que ocorreu através da parceria do nosso município com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo foi realizado a I Copa de Ginástica Rítmica (Maio de 2008) colaborando no desejo de formar uma Escolinha Municipal, pois através desse evento a população pode ter acesso a modalidade G.R, a qual só conhecia pela televisão. Sendo assim, em parceria com o Depto. de Educação e Depto. de Esportes foi criada a Escolinha Municipal de Ginástica Rítmica de Piraju (Setembro 2008), atendendo atualmente aproximadamente 300 crianças de 05 a 14 anos oriundas das Unidades de Ensino Municipal, Estadual e Particular. A Escola tem o objetivo de massificar a modalidade e efetivar o aperfeiçoamento e treinamento específico.
Sendo assim, além dos atrativos turísticos e paisagísticos temos sim como apontar nosso município como potencialidade esportiva, já que recebe e organiza inúmeros eventos esportivos universitários, eventos de esportes de aventura, inclusive tendo já sediado as etapas do Campeonato Paulista de Canoagem Slalom e Copa Brasil Slalom, Eventos Nacionais e Internacionais de lutas (kickboxing), Eventos da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, entre outros que contribuíram para divulgação do desenvolvimento esportivo e imagem de nosso município. O fato é que neste contexto apresentamos uma política pública social desenvolvida exclusivamente através do poder público municipal desde a inserção social, educacional, cultural e esportiva, com recursos escassos decorrente da baixa arrecadação do Município. A carência destes recursos nos paralisa no trabalho à democratização do acesso à prática do esporte e lazer tendo se constituído como problema central de atendimento à demanda de toda comunidade local nos espaços desportivos adequados.
 A nova administração não medirá esforços para que Parcerias, Convênios, Patrocínios e outros Planos de Ação sejam implantados oferecendo maiores opções e massificação da prática esportiva como uma das estratégias de combate às drogas, ociosidade, desenvolvimento esportivo e performance de talentos e incrementando também outros segmentos da economia local. BEM VINDOS A 2017.!!! NOVOS TEMPOS PARA PIRAJU!
 
 
 
 
 
 
 
CPWM COMUNICAÇÃO