buscar no site de Piraju

Endereço Prefeitura: Praça Ataliba Leonel, 173 - Centro - Cep 18800-020 - Piraju/SP

Terça
Períodos nublados com chuva fraca

Min. 22
Máx. 32

Quarta
Períodos nublados com chuva fraca

Min. 22
Máx. 33

Quinta
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Min. 22
Máx. 33

ATRATIVOS TURÍSTICOS, CULTURAIS E LAZER

“Cidade interiorana, com aproximadamente 30mil habitantes. Cercada por represas e localizada em meio ao vale do Rio. Clima agradável o ano todo, vida noturna com opções de barzinhos com musica ao vivo que, agrada aos mais seletos gostos musicais. Sendo o Rio Paranapanema totalmente despoluído em toda sua extensão, pode-se navegar, andar de pedalinhos, passear de caiaque, Stand Up Paddle, tomar banho em suas aguas calmas, como também praticar esportes radicais nas suas corredeiras, onde estão os últimos 7km de seu trecho natural."

 

 Piraju, Bonita por Natureza!

 

Atrativos Turísticos

Rio Paranapanema

É considerado o único rio de grande porte não poluído do Estado de São Paulo, tendo em Piraju, seu trecho natural preservado com cerca de 7 km, tombado em 2002 e localizado entre a foz do ribeirão Hungria e a do ribeirão das Araras. Por ser totalmente despoluído em nosso município, é muito usado pela população para nado, esportes náuticos de várias modalidades, passeios e apreciação da natureza, sendo cenário para poetas e músicos.

 

Mirante da Ponte

Localizado na Ponte Engenheiro Nelson de Godoy, dando vista para as corredeiras do Rio Paranapanema.

Aberto diariamente das 09h às 18h

 

Parque FECAPI (Recinto de Exposições Prefeito Cláudio Dardes)

O Parque FECAPI, conhecido como Recinto de Exposições Prefeito Cláudio Dardes, está localizado às margens dos últimos 8 km das corredeiras naturais do Rio Paranapanema. Conta com infraestrutura para realização de grandes eventos, palco, sanitários, lanchonete, restaurantes, parque infantil, pista de skate, agência de turismo receptivo, quiosques com artesanatos, esportes hípicos, escola municipal de canoagem, empresas de esportes radicais e de ecoturismo. Às margens das corredeiras, há a Trilha das Corredeiras para apreciação da paisagem, com total acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

 

Trilha das Corredeiras

Localizada dentro do parque FECAPI, a trilha é uma passarela de madeira nas margens das corredeiras do Paranapanema, no seu percurso de 800 m, possui decks com vista para as corredeiras do Rio Paranapanema e da natureza exuberante ao redor. A trilha conta com acessibilidade em todo trajeto.

Parque das Águas

Parque urbano com infraestrutura nas margens do rio Paranapanema no centro da cidade. Local público, para banhistas e com acessibilidade, ideal para desfrutar de suas águas cristalinas. Conta com fonte de chão, playground, redário, quiosques, cadeiras anfíbias, trampolim e decks.

 

Praça Ataliba Leonel

É a principal Praça Pública da cidade. Localizada defronte a Igreja Matriz, arborizada com palmeiras imperiais centenárias, conta com uma fonte luminosa estilo "San Martin". Possui lagos com peixes ornamentais, estatua da Deusa Flora, além de Monumento em homenagem ao padroeiro do Município "São Sebastião", coreto para apresentações e Busto do General Ataliba Leonel. Toda quarta feira acontece a Feira da Lua.

Praça Benedito Silveira Camargo – Brasilinha

Localizada nas margens da represa do Paranapanema e cercada por belezas naturais, leva o apelido de Brasilinha, por ter sido inaugurada na mesma data da Capital do Brasil, Brasília. Ato de tombamento nº 02/96.

 

Praça Joaquim Antônio de Arruda

 

Para os antigos, é o chamado "Jardim da Cadeia" e para os mais novos, é a Praça do Fórum. Conta com playground.

 

Camping Pedrinha

O Camping Pedrinha está localizado às margens da represa do Jurumirim no rio Paranapanema, cercada por grandes pedras, mata e praia de água doce. Apropriado para camping, pesca, esportes náuticos e lazer.

Contato: (11) 98038 5236

 

Prainha

Localizada as margens do Rio Paranapanema, a 16 km da cidade de Piraju, sendo muito frequentada no verão pela população local e regional, chega a ter mais de cinco mil visitantes aos finais de semana e feriados.

Contato: (14) 99819 0380

 

Cachoeira do Cisne (Castelo)

Fazendo parte de uma mesma fazenda as cachoeiras do Cisne (Castelo) e a do Arco-íris, localizadas a 04 km da cidade são de propriedade particular. A Cachoeira do Cisne (Castelo) é a primeira a ser avistada pelos turistas, que logo encontra na portaria da propriedade uma réplica de um pequeno castelo medieval.

Contato: (14) - 99832 1137

 

Cachoeira Arco-íris

A cachoeira, Arco-íris, fica a menos de 01 km de distância da Cachoeira do Castelo, sendo a mais alta e tendo diversos pontos de corredeiras, é dotada com estrutura ideal para churrasco.

Contato: (14) 99832 1137

 

Cachoeiras Piraju ECOTOUR

Receptivo turístico, em uma propriedade particular, com passeios agendados e monitorados, grupos são exclusivos a passeio na propriedade com total sossego e privacidade. Conta com trilhas moderadas beirando o rio Paranapanema, no trecho vivo de corredeiras, piscinas naturais, nascentes, bosques, pontos de mergulho no rio e nas cachoeiras.   Atendimento em inglês e português.

Contato: (14) 98112-2339

 

Igreja Matriz “Paroquia de São Sebastião”


A igreja matriz de Piraju está localizada na Praça Ataliba Leonel. Construída de 1933 a 1954, apresenta fortes traços do estilo gótico. Nela encontra-se exposta no altar, a histórica e lendária imagem de São Sebastião, de origem italiana, esculpida em madeira, datada entre 1600/1700. Segundo a história ela teria sido trazida ao Brasil por missionários que catequizavam índios na região.

 

Casa do General Ataliba Leonel

Casa do General Ataliba Leonel, situado na praça que leva o seu nome, esquina com a Rua Carlos de Campos.

A influência de Ataliba Leonel em Piraju está registrada especialmente pelas benfeitorias que proporcionou à cidade usando sua influência política que possibilitou a implantação de serviços de água encanada, esgotos, energia elétrica um dia antes do Rio de Janeiro, ramal ferroviário da então Estrada Sorocabana entre outros, tudo isso no início do

século passado (XX).  Havia na época de Ataliba também bondes elétricos que além dos percursos dentro da cidade, chegavam até Sarutaiá, então distrito de Piraju

 

Escola Estadual Ataliba Leonel

É uma das integrantes de conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico. Essas edificações expressam o caráter inovador e modelar das políticas públicas educacionais que, durante a Primeira República, reconheceram como inerente ao papel do Estado a promoção do ensino básico, dito primário, e a formação de professores bem preparados para tal função.

Número do Processo:  24929/86

Resolução de Tombamento: Resolução 60 de 21/07/2010

Livro do Tombo Histórico:  inscrição nº 377, p. 103 a 110, 05/09/2011.

 

Escola Estadual CORONEL Nhonhô Braga

Durante a ditadura Vargas (Estado Novo), no ano de 1945, o interventor federal Fernando Costa, acompanhado de quase todos os secretários, visitou Piraju a 25 de janeiro de 1945. Foi recebido com carinho e ovacionado pelo povo pirajuense e houve um banquete no salão nobre do Ginásio Estadual, onde foi homenageado. Durante o banquete, dr. Bueno de Azevedo, fazendeiro do município, pediu em discurso para o interventor “dar a Piraju um prêmio, em reconhecimento da boa vontade e generosidade de sua população, um curso de colégio ou de escola normal, ou agrícola, ou profissional, como V. Exa. Julgar mais acertado”. O interventor atendeu o pedido e, a 30 de agosto de 1945, criou a Escola Normal. Graças ao trabalho do prefeito nomeado, Ovídio Rodrigues Tucunduva, foi possível a rápida lotação dos cargos e oficialização do curso. Fonte: Livro Piraju Memórias Políticas e outras memórias - Miguel Cáceres – Página 260. Em 1951, através do Decreto nº 20.434 de 19 de abril de 1951, o Colégio Estadual e Escola Normal de Piraju passa a se denominar-se Coronel Nhonhô Braga.

 

 Monumento do Peixe Dourado

Este monumento, símbolo do município, tem cerca de 8 metros de altura. Foi construído para homenagear a cidade, que tem seu nome originário da língua tupi, dos antigos habitantes indígenas. Um peixe, bastante comum nas águas do Paranapanema, era definido pelos índios na expressão “pira yu” (peixe dourado). Área de uso público, totalmente urbanizada, canteiros contornados com luminárias, o local é uma das principais entradas da cidade, situado na rotatória João de Morais. (trevo Piraju / São Paulo).

 

 

 Conjunto Arquitetônico da Antiga Estação Ferroviária

O Conjunto da Estação Ferroviária de Piraju foi inaugurado em 1908 e pertence à linha da Estrada de Ferro Sorocabana, que teve papel significativo na estruturação da ocupação de territórios do oeste do Estado. A Estação é projeto do Arquiteto Ramos de Azevedo, sendo um dos poucos conhecidos para uso ferroviário de sua autoria. A edificação assenta-se sobre um baixo embasamento de alvenaria de tijolos e é constituída por dois pavimentos principais, encimados por um pequeno terceiro andar, que remete a uma torre. De volumetria assimétrica, apresenta envasaduras de portas e janelas com verga reta, caixilharia de madeira e folhas duplas, emolduradas em argamassa em alto relevo. Na fachada principal, onde se dá o acesso ao interior, permanece a inscrição “EFS” original no alto de umas das faces. A vila ferroviária a nordeste da estação caracteriza-se, por sua vez, por construções despojadas, sem quaisquer elementos ornamentais remanescentes. Cada edifício conforma duas unidades residenciais geminadas, algumas das quais ainda habitadas por ferroviários ou seus descendentes.  Os dois armazéns possuem estrutura em alvenaria de tijolos aparentes e estrutura metálica de sustentação às coberturas. O conjunto se destaca por ser exemplar da diversidade tipológica e arquitetônica da Estrada de Ferro Sorocabana e permite estabelecer relações simbólicas e comparativas de seus diversos momentos.

Número do Processo:  24812/86

Resolução de Tombamento:   Resolução 12 de 27/03/2013

Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 395, p. 114.

 

Museu Histórico de Piraju “Constantino Leman” e Acervo Municipal

Endereço: Av. Oscar Ribeiro, 59-327 - Vila Tibiriçá

Localizado nos galpões da antiga estação ferroviária, seu acervo pode-se encontrar curiosos utensílios, armas, e escafandros os quais foram utilizados na construção da barragem da UHE Paranapanema. No acervo é possível observar fotos e documentos históricos da cidade.

 

Casa da USP - Centro Regional de Arqueologia Ambiental "Mario Neme"

Localizado na Rua 13 de Maio, há 30 anos, Centro é uma extensão do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE).

Congrega pesquisas interdisciplinares em arqueologia e meio ambiente, com foco na bacia do rio Paranapanema. Sua sede é conhecida como “Casa da USP em Piraju”.

Promove ainda, exposições permanentes e outras sazonais da região e do Brasil. Coordena, ainda, os trabalhos de escavações e pesquisas arqueológicas no Vale do rio Paranapanema, considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. É mantido pela Universidade de São Paulo, em convênio com a Prefeitura Municipal de Piraju.

 

Serviços Turísticos

 

 Piraju Tur - Trans Piraju Turismo

Tipologia: Agência de turismo e transporte

Endereço: Avenida Vereador Eduardo Cassanho, 330 – Parque FECAPI

Contato: (14) 99133 0928

 

 Beto Britânico

Tipologia: Transportadora Turística - Vans

Endereço: Rua 13 de Maio, 1179

Contato: (14) 99706 4364

 

 Piraroad Ação & Aventura

Tipologia: Transportadora Turística - Passeio de Jipes

Endereço: Av. Vereador Cassanho, 330 – Parque FECAPI

Contato: (14) 99720-2160

 

PiraRafting

Tipologia: Turismo de Aventura

Endereço: Av. Ver Eduardo Cassanho, 330 – Parque FECAPI

Contato: (14) 99890-8484

 

PiraBar

Tipologia: Turismo naútico

Endereço: Praça Benedito Silveira Camargo, 155

Contato: (14) 99616 9899

 

JK Adventure

Tipologia: Turismo Naútico

Endereço: Coronel Joaquim Teotônio de Araújo, 104

Contato: (14) 99800-1424

 

Tirolesa das Corredeiras

Tipologia: Turismo de Aventura

Endereço: Avenida Dr Célso Gaudino Fraga, 194

Contato:  (14) 99887-1973

 

Veleiro

Tipologia: Atividade de Turismo de Aventura

Contato: (14) 14 98832-3988

 

Recanto Primavera

Tipologia: Atividade de Turismo de Aventura

Endereço: Rodovia de Acesso Raposo Tavares, km 3,5

Contato: (14) 99890-8484

 

Iate Clube Piraju

Tipologia: Clube/ Associação

Endereço: Praça Benedito Silveira Camargo, 373

Contato: (14) 3351 1752/ (14) 99711 1752

 

AABB

Tipologia: Clube/ Associação

Endereço: SPA, 326 - 270

Contato: (14) 99862-8765

 

Cinemax

Endereço: Rua Dr. Washington Osorio de Oliveira, 660

Contato: (14) 3351 2000