As solenidades da Décima Segunda Semana “Ataliba Leonel”, criada pela Lei nº 3.805/14, será no período de 27 de outubro a 2 de novembro, na passagem do nonagésimo primeiro ano do seu falecimento, para que sua memória seja lembrada pelo muito que fez por Piraju, por São Paulo e pelo Brasil. Realização Prefeitura, Câmara Municipal e Loja Maçônica Cavalheiros do Sul.
Programação:
Da 27/10- 8h30 (segunda-fera) Na Praça Ataliba Leonel, colocação de flores em frente ao busto de Ataliba Leonel, pela Seicho-No-le, com a participação de autoridades e pessoas presentes no ato.
Durante a “Semana Ataliba Leonel”, o Departamento Municipal de Educação, sua diretoria, professores e alunos realizarão programação interna sobre a efeméride.
Às 12h15- Entrevista na Rádio Paranapanema sobre a “XII Semana Ataliba Leonel”, por representantes da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul.
Às 20h00- Sessão aberta ao público, na Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, em comemoração aos 124 anos de sua fundação, da qual Ataliba Leonel foi o primeiro presidente. Palestra a ser proferida pelo Prof. Geisel Junior, pesquisador e Diretor do Museu Municipal de Avaré.
Dia 28/10, 8h15 (terça) No pátio da Prefeitura Municipal de Piraju hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município, com participação da Banda Municipal, sob a regência do maestro Luiz Fernando Scarcela, palavras alusivas e encerramento com o Hino de Piraju, de autoria do Prof. Mário Nelli.
Dia 29/10- 9h00 (quarta) Na Escola Ataliba Leonel: programação interna organizada pela Diretoria, Professores e Alunos, em homenagem ao Patrono e comemoração dos 120 anos de sua fundação.
Às 12h15- Entrevista na Rádio Edu-Vale, pelo Diretor de Cultura, Mário Dino, sobre a Semana Ataliba Leonel e atividades da área.
Às 19h00- No Coreto da Praça Ataliba Leonel, apresentação musical da Orquestra da Associação Acácia de Viola Caipira - ASCAVI de Piraju, sob a regência do maestro Márcio Rodrigues.
Dia 30/10- 12h15 (quinta) Entrevista na Rádio Paranapanema, por representante da Câmara Municipal de Piraju, sobre a Semana Ataliba Leonel e a outorga da “Medalha Ataliba Leonel” a 11 munícipes da cidade.
Às 19h00- Sessão Solene na Câmara Municipal de Piraju, para a outorga da “Medalha de Mérito Ataliba Leonel” àqueles que mais se destacaram em suas atividades, conforme a lei que a rege.
Dia 31/10- 10h00 (sexta)- Entrevista na Rádio Piratininga de Piraju, por representante da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul e da Seicho-No-le.
À noite - Baile comemorativo da “Semana Ataliba Leonel”, no Clube Nove de Julho.
Dia 01/11- 9h00 (sábado) Colocação de flores no Monumento Público do General Ataliba Leonel, no Cemitério Local, em memória do nonagésimo primeiro ano de seu falecimento, pela Loja Maçônica Cavalheiros do Sul e Seicho-No-le.
02/11- 9h00 (domingo) Cerimônia de Gratidão aos Antepassados das pessoas presentes e aos Pioneiros da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, na Seicho-No-le, à Rua Jorge Abraão Barhum, 31 - Jardim São Lourenço, em frente ao Bosque Albino Hernandes.
ATALIBA LEONEL
Resumo Histórico De Seus Feitos
Ataliba Leonel nasceu em Itapetininga a 15 de maio de 1875.
Filho do Major Mariano Leonel Ferreira e Francisca Rolim Leonel Ferreira.
Foi estudante e empreendedor, advogado, vereador, deputado, senador, militar e constitucionalista. Formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo em 1.895. Foi membro dirigente do Partido Republicano Paulista, representou São Paulo na Câmara Federal, onde relatou a Receita da União na Comissão de Finanças.
Foi Deputado Estadual até 1.926, e Deputado Federal até 1.930. Em 1.924 recebeu o título honorário de General do Exército Brasileiro pelos serviços na Revolta Paulista de 1.922. Advogou e administrou propriedades de café da família no Município de Piraju, onde foi Vereador (1.898) e Presidente da Câmara. Fundou o Diretório do Partido Republicano Paulista (PRP) e foi reeleito Vereador. Em 1.904 foi eleito Deputado Estadual, mais tarde Deputado Federal e Senador da República. Foi um dos articuladores do Movimento constitucionalista de 23 de Maio de 1932, quando na Capital do Estado, tombaram as quatro figuras históricas cujos nomes passaram a constituir o símbolo M.M.D.C. (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). Iniciada a revolução de 1.932 em nove de Julho, organizou a Brigada do Sul, da qual foi Comandante-geral. Com a vitória da ditadura, foi preso e exilado em Portugal, residindo em São João do Estoril, com outros combatentes da mesma causa, depois foi anistiado. Trouxe inúmeros benefícios para toda a Região Sorocabana e proporcionou a Piraju, a instalação da Energia Elétrica, a construção da Ponte, a instalação da Estação de Bondes para transporte de café e pessoas, do ramal da Estrada de Ferro Sorocabana e da Estação de Trens, do Hospital da Santa Casa de Misericórdia, do Grupo Escolar Ataliba Leonel, do Cemitério, do Clube Nove de Julho, do Piraju Hotel e da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, na qual foi seu primeiro Venerável. Faleceu em 29 de outubro de 1.934, foi sepultado em Piraju e posteriormente seus restos mortais foram transladados para São Paulo, no Panteão dos Constitucionalistas, ficando o seu Monumento Público no Cemitério local e seu Busto na Praça, que tem o seu nome.