buscar no site de Piraju

Endereço Prefeitura: Praça Ataliba Leonel, 173 - Centro - Cep 18800-020 - Piraju/SP

Quarta
Céu limpo

Min. 12
Máx. 25

Quinta
Períodos nublados

Min. 12
Máx. 27

Sexta
Céu limpo

Min. 13
Máx. 29

NOTÍCIA

12ª Semana Ataliba Leonel

12ª Semana Ataliba Leonel

As solenidades da Décima Segunda Semana “Ataliba Leonel”, criada pela Lei nº 3.805/14, será no período de 27 de outubro a 2 de novembro, na passagem do nonagésimo primeiro ano do seu falecimento, para que sua memória seja lembrada pelo muito que fez por Piraju, por São Paulo e pelo Brasil. Realização Prefeitura, Câmara Municipal e Loja Maçônica Cavalheiros do Sul.

Programação:

Da 27/10- 8h30 (segunda-fera) Na Praça Ataliba Leonel, colocação de flores em frente ao busto de Ataliba Leonel, pela Seicho-No-le, com a participação de autoridades e pessoas presentes no ato.

Durante a “Semana Ataliba Leonel”, o Departamento Municipal de Educação, sua diretoria, professores e alunos realizarão programação interna sobre a efeméride.

Às 12h15- Entrevista na Rádio Paranapanema sobre a “XII Semana Ataliba Leonel”, por representantes da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul.

Às 20h00- Sessão aberta ao público, na Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, em comemoração aos 124 anos de sua fundação, da qual Ataliba Leonel foi o primeiro presidente. Palestra a ser proferida pelo Prof. Geisel Junior, pesquisador e Diretor do Museu Municipal de Avaré.

Dia 28/10, 8h15 (terça) No pátio da Prefeitura Municipal de Piraju hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município, com participação da Banda Municipal, sob a regência do maestro Luiz Fernando Scarcela, palavras alusivas e encerramento com o Hino de Piraju, de autoria do Prof. Mário Nelli.

Dia 29/10- 9h00 (quarta) Na Escola Ataliba Leonel: programação interna organizada pela Diretoria, Professores e Alunos, em homenagem ao Patrono e comemoração dos 120 anos de sua fundação.

Às 12h15- Entrevista na Rádio Edu-Vale, pelo Diretor de Cultura, Mário Dino, sobre a Semana Ataliba Leonel e atividades da área.

Às 19h00- No Coreto da Praça Ataliba Leonel, apresentação musical da Orquestra da Associação Acácia de Viola Caipira - ASCAVI de Piraju, sob a regência do maestro Márcio Rodrigues.

Dia 30/10- 12h15 (quinta)  Entrevista na Rádio Paranapanema, por representante da Câmara Municipal de Piraju, sobre a Semana Ataliba Leonel e a outorga da “Medalha  Ataliba Leonel” a 11 munícipes da cidade.

Às 19h00- Sessão Solene na Câmara Municipal de Piraju, para a outorga da “Medalha de Mérito Ataliba Leonel” àqueles que mais se destacaram em suas atividades, conforme a lei que a rege.

Dia 31/10- 10h00 (sexta)- Entrevista na Rádio Piratininga de Piraju, por representante da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul e da Seicho-No-le.

À noite - Baile comemorativo da “Semana Ataliba Leonel”, no Clube Nove de Julho.

Dia 01/11- 9h00 (sábado) Colocação de flores no Monumento Público do General Ataliba Leonel, no Cemitério Local, em memória do nonagésimo primeiro ano de seu falecimento, pela Loja Maçônica Cavalheiros do Sul e Seicho-No-le.

02/11- 9h00 (domingo) Cerimônia de Gratidão aos Antepassados das pessoas presentes e aos Pioneiros da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, na Seicho-No-le, à Rua Jorge Abraão Barhum, 31 - Jardim São Lourenço, em frente ao Bosque Albino Hernandes.

ATALIBA LEONEL 

Resumo Histórico De Seus Feitos

Ataliba Leonel nasceu em Itapetininga a 15 de maio de 1875.

Filho do Major Mariano Leonel Ferreira e Francisca Rolim Leonel Ferreira.

Foi estudante e empreendedor, advogado, vereador, deputado, senador, militar e constitucionalista. Formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo em 1.895. Foi membro dirigente do Partido Republicano Paulista, representou São Paulo na Câmara Federal, onde relatou a Receita da União na Comissão de Finanças.

Foi Deputado Estadual até 1.926, e Deputado Federal até 1.930. Em 1.924 recebeu o título honorário de General do Exército Brasileiro pelos serviços na Revolta Paulista de 1.922.  Advogou e administrou propriedades de café da família no Município de Piraju, onde foi Vereador (1.898) e Presidente da Câmara. Fundou o Diretório do Partido Republicano Paulista (PRP) e foi reeleito Vereador. Em 1.904 foi eleito Deputado Estadual, mais tarde Deputado Federal e Senador da República. Foi um dos articuladores do Movimento constitucionalista de 23 de Maio de 1932, quando na Capital do Estado, tombaram as quatro figuras históricas cujos nomes passaram a constituir o símbolo M.M.D.C. (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). Iniciada a revolução de 1.932 em nove de Julho, organizou a Brigada do Sul, da qual foi Comandante-geral. Com a vitória da ditadura, foi preso e exilado em Portugal, residindo em São João do Estoril, com outros combatentes da mesma causa, depois foi anistiado. Trouxe inúmeros benefícios para toda a Região Sorocabana e proporcionou a Piraju, a instalação da Energia Elétrica, a construção da Ponte, a instalação da Estação de Bondes para transporte de café e pessoas, do ramal da Estrada de Ferro Sorocabana e da Estação de Trens, do Hospital da Santa Casa de Misericórdia, do Grupo Escolar Ataliba Leonel, do Cemitério, do Clube Nove de Julho, do Piraju Hotel e da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, na qual foi seu primeiro Venerável. Faleceu em 29 de outubro de 1.934, foi sepultado em Piraju e posteriormente seus restos mortais foram transladados para São Paulo, no Panteão dos Constitucionalistas, ficando o seu Monumento Público no Cemitério local e seu Busto na Praça, que tem o seu nome. 


Publicado em: 08/10/2025