ACLU e Planeta Vivo firmam parceria com Prefeitura de Piraju

A Prefeitura de Piraju assinou no dia 27 de março, o contrato com a Associação dos Recicladores da Estância Turística de Piraju (Planeta Vivo) e Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Piraju (ACLU) para manutenção do serviço de coleta de material reciclável no município.

O novo contrato que passará a vigorar em abril, e após as algumas adequações que serão feitas no barracão da reciclagem situado do Distrito Industrial de Piraju, as duas associações trabalharão no mesmo local tirando do encargo da Prefeitura o pagamento do  aluguel do barracão ocupado pela Associação Planeta Vivo.

De acordo João Galvão diretor do Departamento de Fiscalização, Obras e Serviço Público da Prefeitura, as adequações estão em andamento. O diretor de Obras da Prefeitura disse que, a divulgação da data em que a Associação Planeta Vivo poderá se mudar depende da expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

“O ponto principal das adequações é a questão do AVCB que hoje está parada por causa da quarentena Decretada pelo Governo do Estado. Recebi hoje a notícia de que estão prontas c sistema de alarme, sistema de armazenamento de água, etc. Somente após a vistoria do Corpo de Bombeiros é que vamos poder definir a data em que a Associação Planeta Vivo poderá se mudar para lá”, disse João Galvão uma das pessoas que mais se empenhou para que essa parceria entre a Prefeitura e as associações se concretizasse.

Para Sandra Regina dos Santos, presidente da cooperativa dos catadores (ACLU) a assinatura é a realização de um sonho que foi esperado por anos.

“Isso á algo que a gente almejava há muito tempo. Essa parceria significa um avanço muito grande para nós e dá uma segurança muito grande para os cooperados porque teremos algo fixo. Antes disso a gente dependia dos materiais e nem sempre sabíamos quanto  ia receber”, disse Sandra que fez questão de agradecer ao prefeito e aos vereadores . “Queremos agradecer ao prefeito José Maria Costa porque isso foi algo que ele nos prometeu e cumpriu. Pra nós é muito importante ter alguém que cumpre o que fala. Agradeço a todos os vereadores pelo empenho para que essa parceria se concretizasse”, disse Sandra que avisou que o seu trabalho já começa no dia 2 de março.

Sônia Maria dos Santos, a pioneira do serviço de reciclagem em Piraju, hoje presidente da Associação Planeta Vivo agradeceu ao prefeito José Maria Costa, vereadores e ao engenheiro florestal Antônio de Paula Meira, já falecido, que ajudou muito o trabalho de reciclagem em Piraju.

“Estamos assinando hoje o contrato e realizando uma conquista pela qual lutamos muito. Tudo isso graças ao prefeito José Maria Cumpriu o que prometeu. Quero agradecer muito aos vereadores envolvidos e a uma pessoa especial que foi o Toni Meira que ajudou muito em tudo o que precisei”, frisou Sônia uma das fundadoras da ACLU.

Para Natália Latânsio, diretora de Meio Ambiente, a parceria entre a Prefeitura e as associações representa uma ganho para as ações de conscientização e educação ambiental no Município.

“Essa parceria representa um grande ganho para Piraju. Nós já somos referência na região em coleta seletiva e, agora, passando a ser feita pelas associações, acredito que haverá um engajamento maior por partes dos associados e cooperado, e também um contato direto com a população, algo importante com a conscientização e educação ambiental”, declarou a diretora d Meio Ambiente de Piraju.

Na parceria feita para transferir a coleta e processamento do material reciclável de Piraju para as associações, a Prefeitura vai repassar para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Piraju (ACLU), o valor mensal de R$ 23.813,91. A ACLU será responsável pela coleta realizada as terças, quintas e sextas-feiras.

Já a Associação dos Recicladores da Estância Turística de Piraju (Planeta Vivo) terá o repasse mensal de R$ 16.799,70 e ficará encarregada de recolher o material reciclável as segundas e quartas-feiras. O contrato tem vigência de 12 meses.

Publicado em: 01/04/2020