Arqueologia paulista e Caiuás em Piraju são temas de palestra

No dia 25 de outubro, terça, das 18h30 às 20h30, o Centro de Convenções recebe os professores Dr. Glauco Constantino Perez e Dra. Letícia Cristina Correa para interessante palestra sobre ‘Arqueologia paulista e os Caiuás em Piraju’. O evento é em parceria com o Departamento de Educação, reunindo os professores da rede municipal e também integra as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, que em Piraju foi realizado com a temática dos povos originários, com apoio da Fundacc, Ubuntu, Sebrae, Loja Maçônica, Casa da USP/Museu de Arqueologia Regional “Mario Neme” e Departamento de Cultura de Piraju. O prof. Dr. Livre Docente Astolfo Gomes Mello Araújo é curador do evento, geólogo, arqueólogo e coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Evolução, Cultura e Meio Ambiente do MAE/USP, a palestra tem o objetivo de mostrar aos participantes como as pesquisas arqueológicas da Bacia do Paranapanema podem ser usados para entender a ocupação humana de grupos caçadores-coletores e ceramistas que ocuparam o que é hoje o atual território de Piraju. Astolfo explica que os pesquisadores que estarão em Piraju “mostrarão como esses dados se relacionam com o que sabemos atualmente sobre a arqueologia do Estado de São Paulo. Espera-se que, ao final, o público conheça os diferentes grupos que ocuparam a região, bem como conheçam os possíveis modelos de ocupação e datações existentes para os sítios arqueológicos local”. Os palestrantes possui especializações na área dos temas que serão abordados. Dra. Letícia é graduada em História, mestre e Doutora em Arqueologia pela USP, com experiência em análise tecnológica de material lítico e conhecimento em geoprocessamento. Dr. Glauco é graduado e mestre em História, doutor em Arqueologia, com pós-doutorado junto ao Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências/USP. Tem experiência na área de Arqueologia do Estado de São Paulo.

Publicado em: 24/10/2022