Inauguração do CAPS será dia 3 de julho

A Prefeitura de Piraju, através do Departamento de Saúde se prepara para inaugurar, no dia 3 de julho, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), denominado Dr. Wandercy Bérgamo unidade voltada para atendimento à população em transtornos mentais e dependência química.

O CAPS de Piraju é fruto de uma ação em política pública de saúde que teve início em 2010, na gestão do prefeito Francisco Rodrigues quando foi pleiteado pelo município pelas profissionais Telma Viana e Márcia Meira.

Após o pleito, o projeto do CAPS ficou em espera e, somente entre 2013 e 2014 a Diretoria Regional de Saúde (DR6) de Bauru, convocou as articuladoras de saúde Márcia Meira, de Piraju e Cecília Moreira, de Avaré para fazer um levantamento do perfil epidemiológico dos 17 municípios do Vale Jurumirim.

O estudo realizado pelas articuladoras revelou que, uma das maiores demandas da região era o atendimento em saúde mental. Somente após o resultado desse estudo é que foi aprovada a construção do CAPS de Piraju, cuja obra teve início em março de 2016 com término no início de 2018.

A obra se tornou realidade através de parceria entre o governo do Estado de São Paulo e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto Saúde em Ação, voltado para construção e reforma de clínicas, hospitais, ambulatório e CAPS.

Para se tornar realidade no município, o CAPS precisava ainda passar por todos os processos para entrar em funcionamento como autorização da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, implantação no ministério da Saúde, pessoal etc, o que leva tempo. Agora, que todas essas etapas foram vencidas, o CAPS será entregue a população.

Atendimento no CAPS

Muito mais que simples atendimento direcionado a usuário específico da Rede de Saúde Pública, o CAPS, assumirá um papel estratégico na organização da rede comunitária de cuidados, fazendo o direcionamento local das políticas e programas de Saúde Mental.

Além disso, é no CAPS que serão desenvolvidos projetos terapêuticos, dispensando medicamentos, encaminhando e acompanhando usuários e familiares, dando retaguarda para o trabalho dos agente comunitários de Saúde e Equipes de Saúde da Família  no cuidado domiciliar.

A equipe de profissionais do CAPS contará com Assistente social, médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, um técnico de enfermagem, enfermeiro, recepcionista e um auxiliar de serviços gerais. O CAPS contará ainda com trabalho voluntário em diversas áreas.

A coordenadora do CAPS será assistente social Andressa Scorsavava Marques, profissional com residência em saúde mental com experiência em transtornos mentais crônicos e severos. Andressa entende que o CAPS será de grande ajuda para as pessoas que perderem sua autonomia e possibilidade de convivência social.

“O CAPS vai trabalhar integrado com os Departamentos de Esportes, Ação Social e Cultura, atendendo o paciente e sua família também que fica bastante fragilizada quando tem um membro que precisa desse atendimento em saúde. Um aspecto muito importante do atendimento do CAPS é atividade em grupo para que os assistidos interajam com as pessoas”, disse a coordenadora da CAPS.

O atendimento acontecerá entre os dois períodos onde serão onde, num deles serão atendidos casos de transtornos mentais crônicos e severos, como esquizofrenia, transtorno de personalidade e depressão grave. Em outro período o atendimento será para casos de dependência química, de início para pessoas maiores de anos.

Luciana Bragança, diretora doo Departamento de Saúde informa que, mesmo com o CAPS em funcionamento, o município deve manter parte da saúde mental na Policlínica.

“Mesmo com a implantação do CAPS, a Prefeitura pretende manter parte da saúde mental no prédio do ambulatório. O Departamento de Saúde está verificando quais pacientes devem ser atendidos em cada unidade da saúde mental”, explicou a diretora de Saúde de Piraju.

Publicado em: 15/06/2019