Céu nublado com chuva fraca

Laboratório de Atuação para Cinema

No dia 23 de agosto (quinta-feira) das 13h às 17 horas tem Laboratório de Atuação para Cinema no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada em Piraju.
A oficina é gratuita e para pessoas a partir de 14 anos.
São apenas 20 vagas e as inscrições são feitas por ordem de chegada.
Para se inscrever basta ligar no 14 3351-3622 ou comparecer pessoalmente no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada.

Sobre a oficina:
O laboratório de atuação para Cinema – é uma oficina prática, onde serão realizados exercícios com câmera introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, buscamos um caminho para exposição do ator, com segurança, na intensidade adequada, de forma natural, não interpretada. As dinâmicas propostas envolvem exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para o momento presente (aqui e agora), exercícios de respiração buscando contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional do ator, exercício de contracenação e ampliação da escuta. Esse trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual (e suas diferenças com o teatro), explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte, etc.

Sobre a profissional:

Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para cinema e pesquisadora na área, natural de Santa Maria, RS, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens. Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios entre eles prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz, foi também premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luis do Maranhão. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema - o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio á Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.

Publicado em: 13/08/2018