A reunião é o resultado do esforço dos prefeitos da região do Vale do Paranapanema e do prefeito José Maria Costa que sugeriu o envio de um manifesto de repúdio ao governo do Estado contra a inclusão dos municípios da AMVAPA na fase laranja do Plano São Paulo.
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema (AMVAPA) participarão na terça-feira (4) de uma reunião com Marco Vinholi, secretário de desenvolvimento regional do Estado de São Paulo, para discutir a situação do sudoeste do Estado e Piraju no Plano São Paulo do governo Estadual.
Marcada para as 19H:30min, a reunião com Marco Vinholi, que será por videconferência, foi agendada com a ajuda do deputado Fernando Cury a pedido do prefeito José Roberto Santinoni Veiga (Betinho) de Coronel Macedo.
Além de discutir a questão do Plano São Paulo os prefeitos querem mostrar para o secretário que a inclusão dos municípios em cada fase deve ser feita por microrregião e não por DRS como vem sendo feito.
Para embasar essa reivindicação, os prefeitos apresentarão um estudo feito pela AMVAPA que mostra a real situação da pandemia na região. Outro estudo feito pelo Polo Covid Piraju com os números da pandemia no município também será levado ao conhecimento do secretário de desenvolvimento regional de São Paulo.
A reunião é resultado, entre outras ações, do manifesto de repúdio do prefeito José Maria Costa ao ato do governo do Estado de São Paulo que rebaixou os municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema (AMVAPA) para a fase vermelha do Plano São Paulo.
O prefeito Betinho e os prefeitos da região, abraçaram a ideia e agora poderão apresentar sua reivindicação diretamente ao secretário Vinholi. Para Betinho os municípios da microrregião de Botucatu e Avaré incluindo Piraju e demais municípios não podem estar na fase laranja por causa de Bauru, Jaú e outros municípios maiores
“Temos que entrar firme nesta briga com o Vinholi para que eles enxerguem o Plano São Paulo não por DRS, mas microrregião. Nós conseguimos a reunião e agora vamos pra cima”, convidou o prefeito de Coronel Macedo.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo é um órgão criado para promover o diálogo, ouvir as necessidades, integrar e articular parcerias e convênios com os municípios, além de fiscalizar e cobrar resultados, auxiliando o Estado a melhorar os indicadores socioeconômicos.
Com essa reunião os prefeitos da AMVAPA acreditam que conseguirão sensibilizar o governo do Estado para levar em consideração a situação real de cada município da região do sudoeste do Estado ao indicar em que fase do Plano São Paulo ele será inserido.