Prefeitura prepara terreno para abrigar nova indústria em Piraju

A Prefeitura de Piraju, através do Departamento de Indústria e Comércio e Departamento de Obras e Serviços estão preparando para abrigar mais uma empresa em Piraju.
A Prefeitura mantém negociação com o proprietário de uma fábrica que, depois de instalada, poderá gerar, no mínimo, 200 novos postos de trabalho.

Prefeitura conseguiu recuperar desde o início de um trabalho iniciado em 2018 pelo Departamento de Indústria e Comércio que analisou projetos e decretos de concessão de lotes, pesquisou documentos em cartório e análise de processos jurídicos.

Foi com esse trabalho que, aproximadamente, seis lotes foram recuperados dos quais cinco já destinados para novas empresas algo que não havia sido feito em 10 anos de administrações de Piraju. A Coca-Cola, uma Distribuidora de Bebidas, uma indústria de alimentos e uma fábrica de ambulâncias são algumas das empresas que receberam os lotes recuperados.
De acordo com um levantamento feito pelo Departamento de Indústria e Comércio da Prefeitura, desde 2011 até agosto de 2015, havia 25 empresas à espera de um local para se instalar no Município de Piraju e que não conseguiram lotes disponíveis no Distrial Industrial.

Ao assumir a Pasta de Indústria e Comércio, o diretor José Augusto Matielo, pessoalmente, abraçou a tarefa de recuperar os lotes que foram concedidos e que não havia empresas instaladas. Iniciando um trabalho que ainda não havia sido feito, Matielo analisou todas as etapas para concessão de lotes, prazos e demais condições técnicas e jurídicas para que a Prefeitura pudesse recuperar alguns lotes. E o trabalho deu certo. Hoje, a Prefeitura tem a possibilidade de ofertar espaços para empresas que querem se instalar em Piraju como as já citadas.

Segundo Matielo foi necessário muito tempo, paciência e jogo de cintura para possibilitar a abertura de espaço para a vinda de mais empresas para o município.
“Esse trabalho levou cerca de dois anos para ser concluído. Foram muitas idas e vindas ao cartório, análise de documentos e, acima de tudo, muito cuidado porque os empresários que já estão instados têm que ter seus direitos preservados. Foi preciso muita conversa e intermediação entre os proprietários dos lotes e o novos empresários”, disse José Augusto Matielo, que descobriu alguns lotes que foram cedidos, mas que ainda estava em nome da Prefeitura e foram recuperados.

Publicado em: 23/07/2020