Câmara de Piraju presta homenagem a Canoagem

A Câmara Municipal de Piraju na sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (23), apresentou um Requerimento do vereador pastor Gina Borges com Votos de Aplausos à Canoagem de Piraju pelos impressionantes feitos no cenário esportivo internacional e nacional. Os reconhecimentos são frutos do trabalho desenvolvido na Escola de Esportes Náuticos, em especial na modalidade de Canoagem Slalom, que obteve grandes conquistas na Competição Pan-Americano de Canoagem Slalom e Slalom Extremo, além da Copa Brasil de Canoagem, realizada entre os dias 23 a 30 de abril deste ano, nas corredeiras do Rio Grande do Sul, na cidade de Três Coroas. O status de Estância Turística de Piraju destaca as atividades de lazer que envolvem barcos, pedalinhos e canoagem na represa. No entanto, atualmente, percebe-se cada vez mais que a prática da canoagem está transformando o destino do município. “Muitos atletas têm se destacado tanto no cenário nacional quanto internacional, evidenciando o sucesso das políticas públicas de apoio ao desenvolvimento social e às potencialidades esportivas nessa modalidade, desde as categorias de iniciação até o alto nível, justifica o vereador Gina. A Câmara parabenizou  o Departamento de Esportes, técnico Claudiney de Almeida (Dime), aos atletas da Equipe de Canoagem Slalom: Henrique, José Martins, Isaque Faustino, João Victor, Thomas. Também foram estendidas as homenagens aos quatro incríveis pirajuenses na Seleção Brasileira de Canoagem (Pepê, Charlinhos, Kauã e a Beatriz) com os seguintes resultados:

Pepê (Pedro H. Gonçalves)

PanAmericano

Ouro equipe

Prata k1 masculino (caiaque)

Copa Brasil

Ouro Canoagem Extremo

Prata k1 slalom (caiaque)

Kauã L.A. da Silva

Prata sub23 Panamericano

Prata equipe c1

Prata Copa do Brasil

Beatriz Motta

Pan-americano

1º lugar Equipe fem k1 (caiaque)

1ºlugar Equipe fem c1 (canoa)

2º lugar Canoa sub 23 (canoa)

3º lugar Kayak sub 23

Copa Brasil

2º lugar k1 sênior (caiaque)

2º lugar c1 sênior (canoa)

Charles Corrêa

2°lugar Panamericano C1 (canoa)

1° lugar Copa do Brasil (canoa)

Destaques Femininos Pirajuenses:

Monique de Paula – primeira competição como oficial (atleta transitória da categoria iniciante)

2° lugar Copa Brasil - Kayak extremo

(Ela é Sobrinha de Poliana de Paula – atleta olímpica – Pequim 2008 que fez a diferença levando a canoagem pirajuense feminina ser reconhecida em todo País).

José Augusto Vieira – Campeão Panamericano

1° lugar Panamericano c1 (Canoa)

1° lugar Copa Brasil c1 (Canoa)

2° lugar k1 (caiaque) na Copa Brasil. “Garoto com talento nato e determinação de estar no caminho certo para até atingir seus objetivos. Apesar de pouca idade sua batalha e sacrifícios vêm escrevendo a melhor história de sua vida, e parte dela, com certeza no esporte. Já conseguiu, além do grande feito no Panamericano, garantir lugar no pódium e vaga para Eventos Internacionais.  Além de atrair olhares técnicos da Comissão técnica da Seleção Brasileira”, argumenta.

Confira a participação da Equipe de Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade no Campeonato Paulista de Canoagem de Mairiporã/SP no dia 07/05/2023. Participação das Equipes de Base e treinamento para desenvolvimento e fortalecimento da modalidade em nosso Estado. Participaram mais de 155 atletas nas provas de tiro livre e dual slalom do qual conquistamos na Canoagem Slalom, 20 (vinte) medalhas sendo: 07 (sete) medalhas de ouro, 07 (sete) medalhas de prata e 06 (seis) medalhas de bronze. E a Canoagem Velocidade, conquistou 11 (onze) medalhas sendo: 3 (três) medalhas de ouro, 4 (quatro) medalhas de prata e 4 (quatro) medalhas de bronze. Segue a lista de atletas participantes.

Cauã Alves Lima

Rafael Borges Silva