Quarta

CCZ atendeu mais de mil animais em 2019 com custo de R$ 100 mil para Prefeitura

O Centro de Controle de Zoonoses de Piraju concluiu o ano de 2019 contabilizando atendimento a 1.080 animais que foram encaminhados para tratamento. Esse trabalho é feito com animais encontrados soltos nas ruas e, geralmente estão acometidos por doenças transmissíveis. Depois de tratados, os animais são recolhidos no canil e são encaminhados para adoção responsável. Em 2019 o CCZ conseguiu encontrar um lar para 126 animais que foram adotados.

Entre os tratamentos que os animais recebem no CCZ está a castração, um procedimento cirúrgico de impede a geração de uma superpopulação de animais evitando problemas que ocorrem em função do grande número de animais, como o abandono e a propagação de doenças das mais variadas. Ao todo o CCZ de Piraju realizou foram realizadas 739 cirurgias de castração e mais 345 outros procedimentos.

Além do tratamento e cuidado dos animais com medicamentos e insumos, o CCZ de Piraju tem gastos significativos com a manutenção e higienização do canil/gatil do CCZ, onde os animais são alojados para tratamento e o canil/gatil, que fica em frente a entidade, onde são recolhidos os animais saudáveis.

Há também a alimentação dos animais que deve ser específica para cada animal e para sua fase adulta ou filhote.  Atualmente o CCZ cuida de, aproximadamente, 235 animais entre cães e gatos absorvendo o custo da alimentação. Só com ração, em 2019 a Prefeitura investiu mais R$ 53 mil para custear a ração dos animais.

Além do valor com a ração o CCZ precisa comprar insumos ou medicamentos, vitaminas, vacinas e outros materiais o que consome cerca R$ 40 mil que são investidos no cuidado dos animais. Toda a verba, de valores aproximados, é disponibilizada pela Prefeitura para manter o cuidado e tratamento dos animais, muitas vezes abandonados por seus próprios donos.

O investimento no cuidado dos animais pode parecer pouco, mais é uma verba considerável se elevarmos em conta que muito do que acontece com os animais poderia ser evitado com cuidado maior dos proprietários pelos seus animais. Paralelamente ao cuidado com os animais o CCZ mantém em sua página do facebook mensagens educativas para incentivar a posse responsável.

Publicado em: 06/01/2020