Cultura de Piraju está entre as cidades que mais aprovam editais do Estado

Em 2022, diversos eventos ocorrerão em Piraju, uma das cidades que mais aprovaram editais no Estado desde 2019

O prefeito José Maria Costa anunciou que Piraju foi vitorioso em editais do governo paulista, no programa ‘Juntos pela Cultura’, sendo selecionado em 5 linhas: Circuito SP (antigo Circuito Cultural Paulista), Revelando SP Manifestação, Revelando SP Feira Turística, Tradição SP e Revelando SP e Arte Urbana.

O programa Juntos pela Cultura envolve parcerias com as prefeituras selecionadas, como Piraju, disponibilizando vários eventos culturais, em 2022, finalmente no formato presencial.

Pelo Circuito SP, Piraju deverá receber pelo menos quatro eventos artísticos. No Revelando Manifestação, o grupo de Piraju selecionado – Moçambique – manifestou decisão de que não participará do edital selecionado. No Revelando Feira Turística, a cidade participará no evento, que será realizado de 20 a 24 de julho. Pelo Tradição SP, a cidade terá novamente apoio para realização da mostra de Artes de fim de ano (MostrArte). Finalmente, na linha Arte Urbana, Piraju foi contemplado em projeto de murais que serão realizados por artistas locais.

Piraju é a cidade que mais aprovou editais, desde 2019, ano em que a Secretaria Estadual de Cultura abandonou a política de simplesmente convidar cidades e passou a selecionar as melhores propostas. O Secretário de Cultura do Estado, Sérgio Sá Leitão, defende o modelo atual em que os editais democratizam os recursos culturais, valorizando a competência dos municípios em suas ações na área cultural, evitando gastos públicos por critérios não-técnicos ou políticos.

Leandro Fonseca, assessor de Cultura foi o responsável pela inserção de projetos locais e destacou que “desde 2019, Piraju foi uma das cidades que tiveram mais projetos selecionados no Estado de São Paulo, ficando à frente de grandes cidades. No Circuito SP, por exemplo, que é o antigo Circuito Cultural Paulista, somente Piraju e Ourinhos foram selecionados consecutivamente desde 2019”.

Prestação de contas

Piraju é uma das oito cidades do Estado que alcançaram aprovar 5 linhas nos programas: Piraju, Itanhaém, Mongaguá, Ribeirão Preto, São Luís do Paraitinga, São Bento do Sapucaí, Santa Bárbara d’Oeste e Iguape.

O Departamento de Cultura fará um relatório (2017-2022), com levantamento de recursos recebidos pela Prefeitura, por meio de eventos ou ações culturais, ou ainda, aqueles diretamente recebidos por entidades ou grupos culturais.

Desde 2019, o programa ‘Juntos pela Cultura’ e suas principais linhas já apoiaram ou investiram recursos significativos na economia criativa paulista.

Segundo o diretor de Cultura, Gervásio Pozza, “nada mais justo e obrigatório esclarecer para a população em que e como foram utilizados ou aplicados recursos públicos do Estado”.

Publicado em: 26/06/2022