Escola de dança conquista seis prêmios internacionais

Equipes de Lincoln Gonzales faturam seis prêmios em disputa com milhares de bailarinos

Uma competição internacional de dança consagrou um pequeno grupo de Piraju que levou apenas sete trabalhos coreografados para apresentação.

Dos sete, nada menos que seis foram premiados!

Foi no Festival Internacional de Danzas del Mercosur, realizado em Puerto Iguazu, na Argentina, entre os dias 4 e 8 de setembro, que o Studio de Dança Fire Bird conquistou os seguintes prêmios:

1° lugar, estilo livre, com a coreografia “Baile de Corte” (campeão internacional na modalidade);

1° lugar, estilo contemporâneo, Solo Bailarino Felipe Soares, com a coreografia “Sinto que não me reconheço” (campeão internacional na modalidade);

2° lugar, estilo neoclássico, com a coreografia “Ordem no Caos”;

2° lugar, estilo street dance, com a coreografia “Vermelho”;

2° lugar, estilo contemporâneo trio, com a coreografia “Marcas na Pele”;

Além disso, a Coreografia “Marcas na pele” foi contemplada com um prêmio especial, tendo completa isenção de hospedagem para seus bailarinos se apresentarem no Festival “Hace la Fama", em Buenos Aires, Bariloche (Argentina) e Assunción (Paraguai), em 2023.

Festival do Mersocul

O Festival Internacional de Dança do MERCOSUL valoriza a cultura, sendo um incentivador e descobridor de grandes talentos no universo da dança. Muitos dos ganhadores da Medalha de Ouro no Festival de dançam em companhias profissionais nos E.U.A. e Europa.

O Festival é organizado pela argentina e Maitre de Ballet Norma Pellegrini, há mais de 18 anos.

As coreografias da escola do professor Lincoln Gonzales disputou em diversas categorias com mais de 4 mil bailarinos que se apresentaram em cerca de 450 coreografias, vindas do Brasil, Paraguai, Uruguai e da própria Argentina, durante o Festival. O talento dos alunos prevaleceu e saíram vencedores.

Lincoln destaca que “além da alegria de vencer vários prêmios, a participação internacional é um grande estímulo para o aprimoramento profissional de todos nós”.

Nesses momentos “os sacrifícios e dificuldades que enfrentamos para chegar até aqui ficam pequenos diante do crescimento pessoal, do aprendizado e das conquistas alcançadas, já que a Fire Bird de Piraju foi o grupo de coreografias que mais prêmios arrebatou no Festival Internacional. O brilho nos olhos dos participantes dizem tudo: valeu a pena, valeu muito investir nesse desafio internacional”, completa Lincoln.

Para realizar a viagem, o estúdio contou com auxílio de empresas e pessoas para custear parte das despesas. A Prefeitura de Piraju, por meio do Departamento de Cultura, apoiou com transporte até Foz do Iguaçu.

Incentivo à dança

Segundo o assessor de Cultura, Leandro Fonseca, “nos últimos anos, a linguagem da dança tem superado expectativas em crescimento de escolas e alunos, além da qualidade. A maior prova desse momento vivido pela dança é o reconhecimento que vem com os prêmios conquistados, nacionais e internacionais, e cada vez mais frequentes”.

Para que essa expansão ocorresse, foram essenciais os investimentos e apoios em eventos e da primeira e atual gestão do prefeito José Maria Costa. Em nome do prefeito, o diretor administrativo Paulo Sara parabenizou o professor Lincoln e sua equipe que trouxeram mais um resultado inédito para nossa cidade de Piraju, reconhecida internacionalmente como campeã no Festival do Mercosul.

Publicado em: 13/09/2022