Segunda

Piraju participou do lançamento do programa Juntos pela Cultura

O prefeito José Maria Costa foi representado pelo diretor de Cultura, Gervásio Pozza, nesta segunda-feira (9), em evento de lançamento do programa ”Juntos pela Cultura”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Regional, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e o de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciaram a destinação de R$ 12,5 milhões para parcerias com prefeituras nas cinco iniciativas que compõem o programa: Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e +Gestão SP. Por meio de chamadas públicas, as prefeituras poderão inscrever projetos para participar das ações. O diretor pirajuense ouviu do próprio Secretário Estadual, Sérgio Sá Leitão, e do governador, João Dória, que somente haverá distribuição de recursos da área cultural para municípios que apresentarem projetos para os editais e chamadas disponibilizados. Embora a verba para este ano seja reduzida para atender todos os 645 municípios estaduais, para 2020 o governo estadual prometeu um orçamento maior para a Cultura. Cultura gera emprego e renda no mundo. O objetivo central do programa Juntos pela Cultura é ampliar o acesso à arte e à cultura em todas as regiões do estado, com mais eficiência e uma visão municipalista de gestão. “Aqui em São Paulo tratamos cultura como uma coisa séria, importante na educação, na preservação, na memória e, principalmente, no bem de cada cidadão”, declarou o Governador. “Nós não estabelecemos cortes na cultura. Ao contrário, estamos trazendo mais recursos do setor privado, inovando, transformando para viabilizar iniciativas culturais”, destacou Doria. O Secretário de Cultura, Sérgio Sá, destacou que “todo o investimento será feito por meio de chamadas públicas e com as prefeituras parceiras”. Marcos Vinholi, Secretário de Desenvolvimento, afirmou que “valorizando os eventos que já existem e potencializando novas oportunidades” vamos não somente investir em cultura, mas também em educação, saúde, segurança e desenvolvimento. Pozza resumiu o evento que participou dizendo que “onde existe interesse maior pela cultura, menor é o índice de violência e maiores são os indicadores de saúde, educação e de renda e emprego. Isso não significa tirar dinheiro de outras áreas, já que os pequenos municípios têm orçamento muito apertado. Isso significa que temos que fazer muito com o pouco que temos, além de incentivar as parcerias da prefeitura com o Estado, União e empresários”.

Foto- Gervásio e o secretário estadual de cultura Sergio Sá

Publicado em: 12/09/2019