Piraju realiza Audiência Pública sobre aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo no município

Audiência realizada no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada, contou com representantes de diversos segmentos da área cultural.

Aconteceu na última segunda-feira, 24/04, no auditório do Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada a Audiência Pública convocada para tratar sobre a aplicação dos recursos da Lei Federal nº 195/2022 – Paulo Gustavo no município de Piraju.

A reunião contou com representantes de diversos segmentos da área cultural, artística e criativa, entre elas, destacando-se a participação de representantes do audiovisual, música, dança, poesia, artesanato, cinema, fotografia, ginástica rítmica e capoeira.

Quem deu as boas-vindas aos presentes, foi o Diretor do Departamento de Cultura, Gervásio Pozza Filho, que também explanou sobre as oportunidades encontradas através da Lei para fomento e desenvolvimento do setor no município, especialmente o audiovisual – segmento que será mais contemplado com os recursos, conforme determina a legislação.

As explicações gerais sobre a aplicação da Lei no município, cronograma de execução e instrumentos de seleção para repasse, ficou a cargo do assessor Leandro Fonseca, que apresentou os percentuais a serem investidos nos segmentos, conforme preceitua os artigos 6º e 8º da Lei 195/2022, bem como o passo a passo a ser seguido pelo município para que os recursos cheguem aos artistas e trabalhadores da área, de forma mais transparente e democrática.

Os participantes, por sua vez, tiveram a oportunidade explanar os seus anseios e expectativas em relação à aplicação dos recursos na cidade, bem como apresentaram propostas, na maioria delas, ressaltando a importância da participação dos jovens e estudantes nos projetos a serem desenvolvidos.

Após dado o primeiro passo, o munícipio passa agora a cumprir o seu cronograma calendário local, onde novas escutas, rodas de conversa e debates serão realizados até a consolidação de um Plano de Ação a ser enviado para aprovação do Ministério da Cultura e posteriormente executado.

O município ainda, por meio do Departamento de Cultura, disponibilizará link para acompanhamento dos trabalhos realizados na cidade, como também formulários online de consultas públicas e calendário das próximas ações.

A comunicação das ações da Lei, estão sendo feita de maneira bem ampla, por meio de envio de comunicados via correios aos Cadastrados no Cadastro Municipal de Cultura local, bem como propaganda volante (carro de som), redes sociais oficiais do munícipio e apoio da imprensa escrita e falada.

Para saber mais sobre a Lei Paulo Gustavo, acesse www.estanciadepiraju.sp.gov.br, seção CULTURA, sub-seção LEI PAULO GUSTAVO ou solicite o link, pelo whatsapp 14 3305-9048.

Foto: Departamento de Cultura/Prefeitura de Piraju

Publicado em: 26/04/2023