buscar no site de Piraju

Endereço Prefeitura: Praça Ataliba Leonel, 173 - Centro - Cep 18800-020 - Piraju/SP

Quarta
Céu nublado

Min. 18
Máx. 30

Quinta
Céu nublado

Min. 19
Máx. 29

Sexta
Períodos nublados

Min. 19
Máx. 31

NOTÍCIA

Praças de Piraju são fechadas para evitar aglomeração

Praças de Piraju são fechadas para evitar aglomeração

                                                                                                                                                                                                                            

                                                                                                               As principais praças de Piraju foram fechadas na manhã desta segunda-feira (23) como forma de evitar aglomerações e conter o contágio do coronavírus. A reuniã

o do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus realizada no início do dia de hoje foi totalmente voltada para ações que garantam a eficácia dos decretos Municipal e do Governo do Estado.

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (23) com participação das Policias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, o Comitê recebeu o apoio das autoridades policiais para fazer valer os decretos da Prefeitura e do Governo do Estado.

O Tenente Felipe afirmou que a PM vai ajudar na fiscalização junto com os funcionários Departamento da Prefeitura quanto aos artigos 268 e 330 do Código Penal que versam sobre medida sanitária preventiva e desobediência:

O artigo 268 aborda a infração de medida sanitária preventiva prevê que quem infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa pode ser penalizado com detenção de um mês a um ano, e multa.

Já o artigo 330 trata da questão da desobediência a ordem legal de funcionário público. Quem incorrer neste ato pode pegar detenção de quinze dias a seis meses, e multa.

A Polícia Civil também reduziu o atendimento presencial, elaboração de boletins para dar suporte às ações de prevenção e enfrentamento do coronavírus. A comunicação de ocorrências poderá ser feita pelos canais virtuais.

O Corpo de Bombeiros fará ações de cons

cientização da população quanto a necessidade de cada cidadão cumprir seu importante papel de proteger a si mesmo, seus familiares e a comunidade em geral.

O diretor Paulo sara apresentou algumas medidas que já foram adotadas e outras que estarão sendo programadas.

Até agora já houve fechamento do comércio por decreto da Prefeitura e, posteriormente, do Estado. No dia de hoje, o departamento jurídico da Prefeitura está trabalhando para harmonizar do decreto da prefeitura com a do Estado.

Alguns comerciantes se adiantaram em fechar, mas outros estão resistentes como bares e botecos.

A partir de hoje a Prefeitura está elaborando novo sistema de trabalho entre os servidores do Departamento Fiscalização para que seja possível trabalho de acompanhamento o cumprimento dos decretos da Prefeitura e do Estado.

As praças principais estão sendo fechadas com fitas zebradas e serão colocadas placas para evitar aglomeração de pessoas nesses locais.

Serão feitas rondas nos espaços públic

os como escolas “praças esportivas”, parques e praças em geral. Caso seja necessário, será solicitada a ajuda da Policia Militar.

Foi criado número de celular (14) 99702 – 2120 para ser usado somente por WhatsApp  e e-mail oficial para que sejam comunicados ao Comitê quaisquer fatos sobre a Prevenção e Enfrentamento ao coronavírus. Uma fanpage será para ajudar na divulgação das medidas deliberadas pelo Comitê.

A Prefeitura manterá o carro som com mensagem reforçando o pedido para que a população fique em casa.

O comitê será dividido em três grupos: Saúde, Fiscalização na rua, Comunicação e Ações Emergenciais.

Prefeitura vai trabalhar apenas internamente com organização individual em cada setor para utilizar ao máximo os funcionários da Prefeitura para auxiliar na fiscalização das medidas de prevenção.

A Prefeitura pede para que os servidores públicos que estão dispensados por idade ou doença, fiquem em casa. O Departamento jurídico estuda punição par

a os servidores que não obedecerem ao Decreto.

As reclamações sobre estabelecimentos comerciais dando conta que seus proprietários insistem em manter abertos Serão fiscalizados e orientados para que cumpram o decreto e outros que o funcionamento é permitido, como supermercados, serão orientados a adotar medidas para evitar aglomeração.

 


Publicado em: 23/03/2020