Prefeitura realiza Campanha Coleta Segura

Para evitar acidentes com coletores de lixo em Piraju, a Prefeitura Municipal através do Setor de Segurança do Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, realiza campanha de conscientização, levando à população informações sobre os perigos em colocar de maneira incorreta nos sacos de lixo seringas descartáveis com agulhas, cacos de vidros ou qualquer outro objeto que possa ferir o trabalhador. Foi elaborado um panfleto “Dê uma mão ao coletor e aos demais trabalhadores que fazem a limpeza urbana”, destacando para que não se coloque materiais cortantes no lixo doméstico.            O descarte incorreto do lixo de objetos cortantes ou perfurantes, como cacos de vidros, seringas com agulhas, pedaços de calhas, telhas, pregos, lâminas de giletes, entre outros tipos de materiais, pode ferir o coletor de lixo, prejudicando o desenvolvimento de seu trabalho, podendo inclusive levar a infecção do corte.

COMO DESCARTAR

Cacos de vidro, latas, espetos podem ser armazenados em garrafas PET, caixinhas de leite ou embrulhados com jornal ou papelão e, assim, descartados normalmente no lixo. Materiais de medicamentos, seringas, lâminas, devem ser colocadas em garrafas pet ou em recipientes fechados e levados ao posto de saúde mais próximo para que seja feita a coleta e o descarte apropriado , não oferecendo riscos ao usuário, trabalhador ou meio ambiente. Ao jogar pregos, parafusos, lascas de madeira e/ou objetos pontiagudos no saco de lixo, coloque-os em latas, embalagens plásticas (pet) ou embrulhe-os em grandes volumes de jornal.

Publicado em: 17/01/2019

Prefeitura Municipal de Piraju   Prefeitura Municipal de Piraju