Segunda

Realização de teste em Piraju explica aumento de casos em Piraju

Ao contrário do que possa parecer o número de casos nos últimos dias, mostra que Piraju está no caminho certo no enfrentamento ao coronavírus diagnosticando antecipadamente pacientes com a covid-19 para evitar que a doença evolua para o quadro grave da doença.

De acordo com a equipe do Polo Covid-19 Piraju está seguindo o protocolo do ministério da saúde, realizando exames em profissionais de saúde e segurança pública com sintomas ou síndromes gripais.

Por questões óbvias os familiares destes profissionais que moram na mesma casa e que apresentam sintomas também são testados, afinal, serão colocados em quarentena, muitas vezes, em suas próprias residências.

Hoje, também são testados em Piraju os pacientes hospitalizados, e idosos acima de 60 anos com síndrome gripal. Com tantos testes realizados, é normal que tenhamos aumento de casos o que proporciona melhores cuidados e recuperação mais rápida.

A divulgação do mapa epidemiológico de Piraju divulgado nesta sexta-feira (15) mostra. Por exemplo, que foram confirmados 8 casos na zona rural enquanto, em outros bairros, o número de  confirmados é bem menor.

A explicação para os casos na zona rural é simples. Dos 8 confirmados na zona rural 6 são da mesma família. Em relação ao total de casos a explicação está no procedimento adotado em Piraju para identificar rapidamente a doença.

A partir do momento em que chegaram os testes adquiridos pela Prefeitura, ficou mais fácil detectar os casos seguindo o protocolo do MS através da realização de exames.

Antes era necessário esperar os 14 dias, mas em Piraju está sendo realizado o maior número de exames possíveis para detectar rapidamente a doença, desde que o quadro do paciente se enquadra no protocolo e há solicitação médica.  Com isso, é natural o aumento de casos.

É como ocorre em Santa Cruz do Rio Pardo, cidade próxima a Piraju. Lá também surgiram vários casos porque também investiram na aquisição de testes e vários exames são realizados

Já em outras cidades o número de casos pode ser muito maior, mas caso não se esteja fazendo os testes e seguindo o fluxo corretamente, o número relatado será bem inferior ao que é na realidade.

O fato é que, quanto melhor conhecermos os números reais de casos no município, muito mais estaremos contribuindo para os estudos epidemiológicos e poderemos conhecer a real dimensão desta nova doença.

Vale destacar que todos os casos confirmados que temos hoje, apresentam sintomas leves da doença. A maioria dos pacientes foram ficaram em isolamento nas suas próprias casas e  acompanhados pela equipe do PSF do qual pertencia. Nenhum deles precisou ficar na UTI ou utilizar respirador.

Publicado em: 18/05/2020