buscar no site de Piraju

Endereço Prefeitura: Praça Ataliba Leonel, 173 - Centro - Cep 18800-020 - Piraju/SP

Sábado
Céu limpo

Min. 14
Máx. 27

Domingo
Céu nublado

Min. 16
Máx. 28

Segunda
Períodos nublados

Min. 16
Máx. 29

NOTÍCIA

Testagem do HIV e sífilis começa terça-feira (1)

Testagem do HIV e sífilis começa terça-feira (1)

Começa em Piraju nesta terça-feira (1) e segue até segunda-feira (7) a campanha Fique Sabendo onde serão aplicados testes rápidos para sífilis e HIV.

Para fazer os testes, os pacientes deverão se dirigir até a unidade do PSF onde está cadastrado, com exceção dos pacientes do PSF Eldorado que serão atendidos em outra unidade.

Segundo informou Danusa Batalha, da Vigilância Epidemiológica de Piraju, o deslocamento dos pacientes do Eldorado para o Teto atende a uma necessidade de logística.

“Em tempos normais, a campanha seria feita pelas enfermeiras dos PSFs que hoje estão sobrecarregadas com as notificações dos casos de covid-19. Por isso, os dentistas serão os responsáveis pelo atendimento na campanha. Como o dentista que atende no PSF Eldorado está de férias, os pacientes daquela unidade terão que se dirigir até o PSF do Teto”, disse Danusa.

A campanha anual é uma ação de intensificação da testagem junto às populações mais expostas às infecções sexualmente transmissíveis.

O tema “Fique Sabendo – Faça o teste da aids e da sífilis” pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens.

 

A pandemia de Covid-19 tem causado forte impacto na oferta de testagem do HIV e da sífilis nos municípios paulistas que caiu aproximadamente 50% em relação aos mesmos meses de 2019.

 

A campanha este ano também visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, e vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

 

No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/aids e da sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que desconhecem sua sorologia.

 

A epidemia paulista é particularmente preocupante entre os jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo.

 


Publicado em: 01/12/2020