buscar no site de Piraju

Endereço Prefeitura: Praça Ataliba Leonel, 173 - Centro - Cep 18800-020 - Piraju/SP

Terça
Céu limpo

Min. 12
Máx. 24

Quarta
Céu limpo

Min. 12
Máx. 25

Quinta
Períodos nublados

Min. 12
Máx. 27

NOTÍCIA

Piraju recebe o Projeto Teatro Cego encena “Acorda, Amor!”

Piraju recebe o Projeto Teatro Cego encena “Acorda, Amor!”

A Prefeitura de Piraju, através do Departamento de Cultura, em parceria com o Projeto Teatro Cego, apresenta gratuitamente 4 sessões da peça teatral “Acorda, Amor!” – com canções de Chico Buarque uma experiência imersiva no escuro, onde a plateia também integra o cenário. Sob direção e dramaturgia de Paulo Palado, a peça teatral “Acorda, Amor!” conta a história de quatro jovens durante o movimento estudantil que lutou contra a ditadura militar nos anos 70. Paralelamente, a trama tem um fio condutor romântico, no qual três desses personagens lutam pelo amor da mesma moça. As apresentações no Centro de Convenções “Dr. Richardson Louzada” com entrada franca acontecerão nos dias e horários:

Sexta, dia 31 de outubro, às 20 horas

Sábado, 01 de novembro, às 17 e 20 horas

Domingo, 02 novembro, às 16 horas

A peça, com classificação indicativa de 14 anos, é uma produção que combina teatro e música, com canções de Chico Buarque. A plateia fica dentro do cenário, completamente no escuro, junto com os atores, criando uma experiência ainda mais imersiva e sensorial. 

O Teatro Cego é um formato teatral onde a peça acontece completamente no escuro, proporcionando, através da arte e do entretenimento, uma experiência única ao público, convidando-o a abdicar da visão e a compreender a trama através de seus outros sentidos (olfato, paladar, tato e audição), utilizando-se de aromas, música e sensações táteis. A peça teatral tem em seu elenco atores com deficiência visual, cumprindo, assim, um papel social através da arte. No Teatro Cego a plateia fica dentro do cenário, junto com os atores.   O espetáculo “Acorda, Amor!” conta a história de quatro jovens durante o movimento estudantil que lutou contra a ditadura militar nos anos 70. Três rapazes e uma garota envolvidos com a guerrilha estudantil lutam, na verdade por muito mais que o fim da ditadura. Enquanto tentam driblar os militares, na função de mensageiros do movimento, Paulo, Lucas e Cesar lutam pelo amor de Natasha. O amadurecimento das relações entre esses quatro jovens ao mesmo tempo em que aprendem a lidar com a situação do seu país é o que move toda a trama que é costurada por sete canções de Chico Buarque, executadas pela banda Social Samba Fino, também completamente no escuro. Este projeto foi realizado com apoio do Programa de Ação Cultural-ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Politica Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura e Governo Federal.


Publicado em: 15/10/2025